A programação vem evoluindo de um jeito especial nos dias atuais, hoje um bom programador não pode mais se prender a uma só linguagem e sim deve aprender a melhor técnica. Vejamos o caso do PHP ele está em uso em mais de 70% dos sites, porém ainda tem gente que usa somente Java e fica desafasado no tempo.

Atualmente estamos enfrentando uma nova época de programação temos o servidor nodejs que está sendo bem empregado em app hibridos, e programação com angular onde o Google é responsável e mantenedora da estrutura do framework.

O angular consegue englobar nele a estrutura para ter camadas de controle, visão e modelo e tudo ao mesmo tempo e ainda temos artigos que demonstram como montar sua estrutura em javascript do lado do servidor.  É por isso e também por saber em outros artigos que a performance do nodejs é melhor que temos ele como padrão para estudo, literalmente agora o que um bom programador faria para se manter atualizado e correr de atrás para montar um projeto inteiro usando nodejs + angular + técnicas de firebase para conectar no banco Google e ter os dados entregues instantaneamente, o que também lhe ajudaria para notificações onde a pessoa nem entrou no site, mas mesmo assim recebe elas ao entrar no navegador.